sábado, 26 de novembro de 2011

Divagações sobre a Verdade.



Muitos incorremos ao erro de buscar a Verdade e nos deparamos com as linhas filosóficas e aceitação ou não de certas fontes como verídica ou não.



Então encontramos a Bíblia, como sendo uma fonte da verdade, única e incorrigível. Porém, entre os hindostãos a Bíblia (nome que significa - conjunto de livros, sagrados ou não) têm um outro nome e é composta pela vida de outras pessoas, também de caráter messiânico.



Cabe a nós, ocidentais, tratar a Bíblia, aos padres e as igrejas ocidentais como única fonte verossímel da Verdade. E para os orientais, tratar sua religião ou filosofia predominante como sendo a única fonte da Verdade.

Não há erro mais comum na existência humana que isto. E explicarei o porquê, sábio de quem se prostar a ler.


Fazendo um estudo comparativo das Religiões, é o primeiro passo para quebrar o dogma ignorante das religiões unilaterais e exclusivistas, e também da própria ciência organicista/oficial do século XIX.

Em todas as religiões encontramos DEUS, e naquelas que se aceitam a outros Deuses menores, temos o Júpiter-Zeus, o Deus Supremo, e os Deuses menores e Semi-Deuses, claramente sabemos que foram trazidos para a cultura judaico-cristã como anjos, arcanjos e querubins...etc.

Porém, uns chamam Yehovah (Yod Heh Vah Heh) outros chamam de Zeus, outros chama de Alláh, outros chamam de TAO, outros de Demiurgo, etc.

Temos aí: nomes, linhas, e fontes de aceitação da verdade. Claro.
Porém atrás de tudo isto temos um Conceito - DEUS ORIGEM DE TODAS AS COISAS.


Trazendo isto para uma análise mais de ambito científico. Temos uma MAÇÃ. Na África a maça se chama APPEL, para eles a Maçã é uma fruta com um gosto ácido. Na Macedônia, MAÇÃ chama-se Jabolko. E é um ótimo remédio para os dentes além de ser uma fruta com um gosto saciável. Em Latim, na Roma, temos Maçã como Mallum. Coisa má, ruim.

Por causa da concepção romana de Maça estar associada (simbólicamente) com o MAL, não deixou de ser uma FRUTA de sabor ácido e saciável, e não deixou de ser uma medicina odontológica naturista. O que existe aí é uma maneira mais "refinada" e definitiva de se perceber uma mesma realidade.

Temos aí então, três definições de maçã para uma mesma coisa. Porém, percebe-se que um tem uma maneira de entender diferente da outra.
Isto se deve por causa de nosso aparalho de Síntese Conceitual, aquilo que irá conceituar uma realidade, apartir de nossas impressões, sensações, formulando as percepções.

Então, quando buscamos a uma Verdade, uma fonte confiável, o primeiro que devemos ESTUDAR é a nós mesmos.
E quando falo a nós mesmos não estou referindo as nossas particularidades, mas nossas semelhanças também. Ou seja, aquilo que todo ser humano tem em comum: a relação corpo (organica), mente (cerebral-nervosa), e o nosso psiquismo (espírito-alma-energia que circula por todo corpo e se projeta além: mecanismos e processos do eu). Em outras palavras vamos estudar a Matéria-Partícula, a Eletricidade e a Onda-Partícula.

O nosso próprio aparelho perceptível da realidade.
O que realmente acontece, em todas épocas, em todos os lugares, é que quando uma Impressão é causada de forma MUITO impactante, o ser humano não é capaz de conceber uma Síntese Conceitual coerente. É o que acontece nos casos de fanatismos e ignorâncias céticas e religiosas. Algo nos impactou, levando uma impressão tão forte ao nosso psiquismo e ao nossos sistema mental que não nos é possível elaborar uma boa conceituação da realidade.

De todas as maneiras, em todas as fontes, em todos os métodos deixado por percepções da realidade, não importanto o NOME ou origem ou o que for, ou preconceito, dogma ou fanatismo que se coloque em cima dessas "fontes", a única realidade é que sempre é possível elaborar uma síntese conceitual, e é nela que temos que depositar nossa confiança, uma vez que vivemos no século XXI em um mundo enorme e globalizado, é impossível aceitar um pensamento sectarista ou uma visão unilateral da verdade.

Para entender mais sobre aquilo que sempre acompanhou o ser humano em sua busca pela verdade: seu aparelho perceptível. Comece estudando matérias como Endocrinologia, neurobiologia, e psicopatologia.
Para entender melhor o Psiquismo humano, ou seja, sua alma, científicamente aceita e estudada.

0 comentários:

Postar um comentário

Vai ficar aí parado? Comenta aí

 

Que nerd

Que nerd
Espaço Cultural

Que nada

Que nada
Papo de Nerd

Silêncio Zen

Silêncio Zen
Artes: poesia e desenhos.

Dowloads:

Dowloads:
Música, Filmes, Jogos!
Que nerd, que nada. Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template