Um sistema no qual seja possível fazer iniciantes começarem a jogar, porem jogarem bem, logo na primeira aventura, ou sessão de jogo.
Um modo fácil para se explicar os combates, usando uma tabela chamada: Treinamento em Combate.
E uma segunda forma para facilitar aos mestres iniciantes de criar ganchos para histórias e fazer os jogadores iniciantes a entenderem melhor como funciona os mundos de RPG. Fazendo-os, também, identificar mais com seu personagem e entender o seu papel neste mundo: duas linhas adicionais nas características de seus personagens, sendo elas o Zodíaco e a Profissão.
Pra que servirá o Zodíaco? muitos se perguntarão, achando algo inútil e fora de cogitação! Claro, é um tanto diferente, porém, como este sistema que quero criar não vai depender de livros de mestre, jogador e monstro, porém, sim um único Guia Básico que também será um cenário específico.
Ou seja, além de precisar apenas de um livro com regras e tudo mais, terão alguns modelos práticos para se criar monstros e todo um aparato para se ambientar em um mundo já feito, basicamente.
Tá, e o que o conjunto de constelações tem a ver com isso? Tudo!
No
mundo em que o sistema será ambientado a MAGIA não será fantástica!
Isso mesmo. A magia terá uma concepção mais psíquica e alquímico do que fantasiosa. Porque
isto?
Isso foi baseado em uma experiência pessoal com iniciantes... Pode parecer estranho!
Mas iniciantes (que não sejam crianças e pré-adolescentes) possuem
dificuldade para "aceitar" ou "entrar no clima" das coisas
fantásticas... Por mais que estão ali para viver uma outra coisa, em um
outro mundo, o grande sucesso de jogos de suspense e realismo,
demonstram que não é só fantasia que as pessoas buscam em RPGs, e o "realismo" mostra ser um
dos grandes "poderes" do RPG.
Porém, claro,
qual é o conceito "real" que faz com que as magias
neste mundo não seja algo Natural? Bom, baseamos nos mesmos motivos
para coisas fantásticas
não existirem em nosso mundo: o campo astral da Terra está muito fraco e
incapaz de gerar mana ou poder suficiente para resolver efeitos
fantásticos em tudo que cheire a magia!
Isto também será usado
contra nós em nosso sistema! Por que? Porque alguns lugares e em
determinadas ocasiões a atmosfera astral se abre e o mago ou manipulador
da energia cósmica, é capaz de usar magias
fantásticas, dando até um tom de "milagres".
E suas capacidades "magísticas" vão se depender de um
"alinhamento cósmico" (papo de magos, rsrs). É
claro! Por isto não são todos que são capazes de efetuar magias,
apenas aqueles escolhidos pelos Deuses. Nascidos em berços de éter, rsrs... E todo os processos de magia
circundarão em torno de um sistema zodiacal parecido com a Cabala.
Questões de caminhos da magia, efeitos mágicos de poções e outros itens e
elementos que envolvam resultados mágicos, e etc..
E falando um pouco mais sobre o Treinamento em Combate. Seria uma tabela à vistas e de fácil entendimento. Existem muitos poderes, habilidades e outras capacidades mais que são estritamente usada para combates, isto é óbvio. Porém, quando você vai criar um personagem combatente, não existe um único lugar no qual você possa se dedicar! Porque quase tudo no RPG exala luta, combate e matança. Acreditamos muito nesse ponto do RPG ser formado de BATALHAS. Por isto, dedicamos um espaço inteirinho só para isto. E, deixando os outros aspectos da FICHA livres e relacionados a outras coisas. Como características pessoais, perícias e profissão, línguas, dinheiro, pertences, equipamento, e etc.
No próximo post estaremos desenvolvendo mais essas ideias e explicando direitinho a proposta, valeu?
Paladinos & Dragões
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