quinta-feira, 29 de abril de 2010

Paladinos & Dragões: Magia!

A MAGIA NOS RPGS


Como a magia é vista nos jogos de RPGs, ou jogos medievais em geral? A Magia é um tema no qual muito dos jogos rodam sobre ele. E muitas das vezes, foi preferível dar um ar fantástico para o que chamam de MAGIA hoje em dia.
Naturalmente, hoje em dia, tudo o que “sabemos” sobre magia foi o que foi visto nos jogos, nos filmes ou desenhos animados. Estamos acostumados com relacionar magia com efeitos incríveis e sobrenaturais. Magia praticamente significa “poderes”. O que não corresponde a verdade histórica da coisa.



A HISTÓRIA DA MAGIA


A magia teve sua história em nosso mundo real. Relatos de efeitos inacreditáveis, e também relatos de efeitos nenhum que a ciência não seja capaz de explicar. Esses efeitos mágicos, vale lembrar que um “efeito mágico” é qualquer coisa que se realiza através de um conhecimento arcano, ou oculto, como hoje em dia é visto, eles estão sempre envoltos de materiais, como águas, óleos, misturas, o que mais tarde originou uma ciência própria disto: as poções alquímicas. Envoltos de preces, palavras, ou nomes de poder, relacionados a Deuses ou forças cósmicas. Envoltos de amuletos, peças criadas para fins mágicos, armas ritualísticas, desenhos e símbolos que envolviam formas de constelações e alinhamentos planetários. Então, em cada canto se usava de algum fetiche, ou coisas consagradas para fins mágicos. Com o passar do tempo, tudo isso foi sendo juntado e organizado de forma ritualisticamente complexa. Porém, o ritual é só um símbolo, como um amuleto, se o dono não possuir “dons mágicos”, o amuleto não passará de uma pedra bem trabalhada e com símbolos estranhos.


O QUE SABE A MAGIA?


Em geral, quais são esses conhecimentos ou ciências desconhecidas para nós meros humanos não-magos? Na realidade, não é tão desconhecido assim. Porém, leva um tom mais místico e mais profundo, e compilado do que hoje em dia vemos.
Afinal, que ciência arcana é esta que confere poderes, dons e habilidades àqueles que as estudam, compreendem e praticam? Este arcanismo não está fora da realidade RPGística. Lembremos de jogos como Vampiro, Imortal, Lobisomem, todos eles se passam em uma época atual (também), e ali temos o arcanismo fragmentado em algumas perícias de conhecimentos. A diferença é o que mago entende esses conhecimentos como doutrina, e a segue, e pratica e treina os postulados ali colocados. Com um pouco de Gnosis (na concepção do jogo MAGO: DESPERTAR e ASCENSÃO), este caminho místico pode dar frutos, criam habilidades, capacidades e estranhos dons para o portador dessa Gnosis e seguidor deste caminho.
Os magos que realmente conseguiram ser donos desse título, separam a humanidade em duas consciências de vida: OS DESPERTOS e OS ADORMECIDOS. Para os magos (e o caminho do místico) isto procede. Os despertos são aqueles que estudam, compreendem, e praticam a ciência do despertar. Entre os quais estão neste caminho, existe o Estudante de Magia e o Praticante da Magia: Aprendiz e Mago. 

Para se tornar um estudante é necessário se comprometer com a Ciência Magna, e se submeter a um processo de Iniciação. E para se tornar Mago, também é necessário um novo comprometimento e um novo processo iniciático.
Portanto, para os magos, existem dois tipos de consciência humana que se divide em iniciados na grande ciência e os não iniciados.

0 comentários:

Postar um comentário

Vai ficar aí parado? Comenta aí

 

Que nerd

Que nerd
Espaço Cultural

Que nada

Que nada
Papo de Nerd

Silêncio Zen

Silêncio Zen
Artes: poesia e desenhos.

Dowloads:

Dowloads:
Música, Filmes, Jogos!
Que nerd, que nada. Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template